EAD ou presencial? Descubra o que considerar na hora de escolher

Para ter sucesso na carreira, o profissional precisa se manter constantemente atualizado. Isso significa que os cursos de graduação e especialização já não são um diferencial no currículo, mas um requisito básico. Felizmente, hoje em dia, existem muitas opções de ensino a distância ou presencial. Assim, adquirir conhecimento e desenvolver competências está ao alcance de todos.

Mas será que o curso EAD tem o mesmo valor que uma formação presencial? O mercado reconhece da mesma forma os profissionais que optaram pelo ensino a distância? O que é preciso levar em consideração na hora de escolher a modalidade de ensino?

Se você também tem essas dúvidas, não se preocupe! Hoje, vamos explicar como essas modalidades funcionam, as possíveis vantagens que o aluno tem em cada uma delas e algumas dicas para escolher sem erros. Vamos lá?

Quais são as diferenças do curso EAD ou presencial?

No Brasil, tanto o curso EAD quanto o presencial são devidamente regulamentados pelo Ministério da Educação. Portanto, desde que a instituição tenha autorização do governo para oferecê-los, o aluno tem a garantia de que eles serão igualmente aceitos pelo mercado.

O curso presencial é aquele mais convencional, que conhecemos. O aluno se matricula, precisa ir à instituição durante os dias e horários determinados para assistir às aulas. Lá, o professor explica a matéria e propõe atividades didáticas, de acordo com seu planejamento. Também existem trabalhos e provas que avaliam a aprendizagem.

O curso virtual funciona de uma forma diferente. O aluno não precisa ir até a universidade para assistir às aulas, pois o conteúdo fica disponível para ele de diversas maneiras. Embora a proposta de cada instituição seja diferente, geralmente os recursos disponíveis são:

  • videoaulas ao vivo ou aulas gravadas com o professor;
  • disponibilização de materiais de leitura por meio de plataformas;
  • possibilidade de tirar dúvidas em fóruns, chats ou a assistência de tutores/monitores;
  • exigência da realização de tarefas, projetos ou avaliações nas plataformas digitais;

É importante destacar que o MEC exige que a instituição ofereça o mesmo conteúdo aos alunos, tanto nos cursos EAD quanto presenciais. Portanto, não existe uma diferença de qualidade no que se refere ao currículo de cada uma das opções. As principais são referentes à flexibilidade de horários e local de estudo.

Como escolher entre um curso EAD ou presencial?

Se os cursos EAD e presenciais podem ter a mesma qualidade, quais são os critérios que um aluno que está pensando em investir em educação continuada deve utilizar para fazer a escolha? Na verdade, como é possível aprender e ter uma excelente formação com as duas opções, os fatores mais importantes são sua disponibilidade de tempo e características pessoais.

Para ajudá-lo a entender melhor e fazer uma boa escolha, preparamos um checklist. Quer saber qual é o curso perfeito para você? Confira!

Qual é sua disponibilidade?

Algumas pessoas têm um período que podem disponibilizar diariamente para a graduação ou especialização. Para elas, é possível ir à universidade, pois conseguem conciliar o trabalho e outras atividades com o curso. Assim, o ensino presencial pode ser uma boa opção, até mesmo porque a exigência da presença faz com que o aluno tenha um compromisso diário com os estudos, siga o ritmo da classe, não se perca na realização de trabalhos e tarefas etc.

Já para quem cumpre um expediente em horários pouco convencionais, não tem como se deslocar todos os dias até um local específico ou precisa viajar a serviço, a EAD costuma ser uma alternativa mais compatível com sua rotina, devido à flexibilidade e à possibilidade de assistir às aulas em outros lugares.

Você é disciplinado?

Na EAD, não haverá ninguém anotando sua presença todos os dias. Portanto, é uma responsabilidade do aluno ligar o computador e assistir às videoaulas, ler o material de estudo, realizar as atividades por meio da plataforma e assim por diante. Se você é disciplinado, será fácil cumprir todas as exigências da universidade e ainda haverá o benefício de não se distrair com os fatos que acontecem em uma sala de aula comum.

Porém, nem todas as pessoas se adaptam ao ensino a distância. Elas sentem falta de tirar suas dúvidas presencialmente com os professores, no momento da aula. Também percebem que seu rendimento acadêmico não é tão bom quando não têm a oportunidade de interagir com o grupo e realizar as atividades de sala. A dificuldade para organizar seus momentos de estudo também pode ser um problema. Assim, elas se identificam melhor com o curso presencial.

Existe um curso de boa qualidade próximo a você?

Algumas pessoas moram ou trabalham perto de boas universidades. Aliás, existem instituições com diversos polos, facilitando o acesso dos alunos. Se você se identificou com essa situação, a graduação presencial pode ser uma excelente opção. Além de exigir o compromisso da presença, o que automaticamente faz com que seu compromisso com o curso seja maior, também existe a oportunidade de participar de uma série de eventos que acontecem ao longo do seu período como estudante.

Já para quem mora em cidades mais afastadas, nem sempre o acesso a uma boa universidade é simples. É comum essas pessoas não encontrarem nem mesmo o curso que pretendem fazer em sua região. Nesses casos, a EAD não é só uma opção que facilita a vida, mas também o único acesso a uma graduação específica.

Como escolher a melhor universidade para seu curso EAD ou presencial?

Apesar de os cursos EAD e presenciais terem a mesma qualidade, é importante levar outro fator em consideração: a universidade. Isso é muito mais importante que a modalidade da graduação ou da especialização, já que os recrutadores e o mercado em geral observam o nome da instituição que consta no diploma.

Enquanto algumas universidades não são muito conhecidas, outras se destacam por praticarem um ensino de excelência e fornecerem excelentes profissionais ao mercado. Esse renome é fundamental para quem quer ter acesso às melhores oportunidades e usar a nova formação para acelerar o crescimento na carreira.

Por isso, na hora de fazer sua escolha entre EAD ou presencial, pesquise bastante. Essa é uma garantia de que seu investimento dará um excelente retorno profissional!

Que tal conhecer melhor a nossa universidade e as opções de cursos? Converse com a nossa equipe e descubra como impulsionar sua carreira agora mesmo. Aguardamos seu contato! Vem ser UCDB.

Comentários