Dicas para se dar bem na hora da redação do ENEM

A prova mais esperada do ano pelos futuros acadêmicos vem se aproximando. E com o decorrer do tempo, várias dúvidas acabam surgindo, trazendo um pouco de insegurança para o dia da prova, principalmente em relação à redação, que é o único tópico do Enem de que não temos ideia do que possa ser abordado, ou seja, o tema.

Mas nada como uma ajudinha extra, né?! Listamos abaixo algumas dicas para assegurar vocês na hora da dissertação. Lápis e papel na mão, bora anotar!

Redação ENEM

  • Não se esqueça de passar o texto para a folha de resposta.

Parece algo banal, não é? Mas por conta do tempo, muitos alunos deixam a redação para o fim, o que muitas vezes ocasiona a falta de tempo para terminar o texto e passá-lo na folha de correção. Lembre-se: apenas essa folha será aceita pela banca, não adianta entregar a de rascunho, por isso administre bem o seu tempo.

  • Lembre-se de cumprir o número mínimo de linhas exigidas

Para ser corrigido, o texto deverá ter, no mínimo, sete linhas. Se você não alcançar esse número, sua redação será anulada imediatamente.

  • Lembre-se de sempre considerar os Direitos Humanos.

Algo indispensável na elaboração da redação do ENEM é o respeito aos Direitos Humanos no desenvolvimento do texto. Os que não atendem a essa cobrança, terão a dissertação anulada, com risco de nota zero.  Direitos Humanos são todos os direitos básicos de um Ser Humano, então preste bem atenção para não violar essa exigência.

  • Desenvolva cuidadosamente a proposta da redação

Faça sua redação com calma e prestando muita atenção na coerência ao decorrer do desenvolvimento dela. Um texto sem pé nem cabeça deixa muito a desejar.

  • Não saia muito do tema nem elabore outra estrutura textual

Na hora de escrever, mantenha o foco para a estrutura do seu texto, geralmente é o dissertativo-argumentativo, ou seja, se você fugir disso, sua redação poderá ser anulada. Preste atenção para não se esquecer de elaborar uma proposta de intervenção. Esse é também um dos pré- requisitos da banca de correção.

Foca-na-Redação

  • Usa apenas caneta esferográfica de tinta preta

Tanto na redação quanto na hora de marcar as questões no gabarito, só será permitida a caneta PRETA.

  • O titulo não é obrigatório

Não dê importância ao título, ele é opcional. E muitos alunos passam horas só para escolhê-lo. Só perdem tempo …  Não é necessário. Aliás, uma dica: título só se coloca após terminar o texto, quando você pode então destacar alguns detalhes apresentados no texto já desenvolvido.

  • Evite rasuras

Faça o texto na folha de rascunho, ela diminuirá o risco de rasuras na hora da transcrição para a folha de resposta.

  • Não copie textos apresentados na proposta

Trabalhe com as suas próprias ideias, que precisam surgir do que está contido na proposta. Trechos copiados da proposta serão considerados plágio.

Importante: a leitura diária de bons textos é excelente para se atualizar e despertar boas ideias na hora da redação. Leia! Atualize-se!

Boa Prova!

Comentários