Livro: Sentimentos do Mundo

Oi vestibulando, como estão os estudos? E a literatura, lendo muito?  Alguém aí é fã de Carlos Drummond de Andrade? Acreditamos que sim, né! Pois então, a dica de hoje é o seu poema “Sentimentos do Mundo”, bastante relevante para as provas do vestibular comum e do ENEM.

A obra gira em torno de vários poemas, começando com os “Sentimentos do Mundo”, que mostra sua impotência e limitação perante o mundo. Ele releva um ambiente bastante pessimista. Mas o livro não fica só nessa leitura. Ele apresenta outros poemas, dos quais podemos destacar a “Confidência do Itabirano”, um poema ligado à alienação pelo crescimento de várias terras e o esquecimento da sua terra natal Itabira, um lugar que é apenas uma “fotografia na parede”.

sentimento-do-mundo-edicao-de-bolso-1

Outro poema que chama atenção é o “Poema da Necessidade”, que pontua a necessidade de agir de acordo com os padrões e reprimir o ego no desejo íntimo. Já em “O Operário no Mar”- poema trabalhado em prosa, as imagens cessam a barreira do real dando base ao surrealismo. O operário tem a sua imagem como um cristo, porém não há nada que o ajude a passar das turbulências da vida.

“Canção do Berço” coloca os sentimentos humanos como algo que não passa de uma sociedade moderna querendo estar apenas num estilo de vida.

São mais de treze poemas contados no livro de Carlos Drummond de Andrade, e vale a pena ressaltar que ele era um poeta de esquerda, e suas obras tratavam muito de questões filosóficas e existencialistas.

Essa obra precisa ser lida com muita atenção, por isso seria legal ler um poema por dia. Que tal começar hoje?  Ainda dá tempo!

Comentários

Cadastre-se

Futuro Acadêmico, cadastre-se para receber as últimas novidades e dicas sobre o vestibular, ENEM, provas e muito mais!
Secure and Spam free...