Livro: Laços de Família

O livro Laços de Família, da famosa autora Clarice Lispector, tem como base relatar histórias de desentendimentos familiares com pessoas comuns, massacradas pela banalidade comum à existência, mas que buscam libertação. A família, no entanto, parece escravizar o indivíduo, deixando-o impossibilitado de ver o mundo de um jeito livre, de buscar o seu “eu”.

No livro, vocês vão encontrar o enredo intitulado de “O Amor”, que trata sobre uma personagem chamada Ana, casada e mãe de dois meninos. Ela vivia uma vida de dona de casa, pacata, sem muitas novidades no seu dia a dia, até que, um belo dia ao ir às compras, deparou-se com um cego que teve os ovos que carregava quebrados devido à freada brusca do bonde. Desde então, sua paz desapareceu, ela se sentiu mudada, aquela situação que viveu com um homem que não via a vida a fez repensar e ficar incomodada com a relação do homem que enxergava beleza sem ao menos ver. Chegou em casa e abraçou com força seus filhos e seu marido, lhe ajudando com o café que havia derramado.

Laços de Família

Já o enredo “Uma Galinha” destaca a rotina que leva ao esquecimento e à banalidade, citando a história de uma simples galinha que estaria pronta para o abate, se não tivesse dado ovos, e a filha do homem que iria matá-la, corre para avisar a família para não matar. O pai se sentindo culpado nomeia a ave como de “estimação” e alerta a todos que, se alguém abatê-la, todos nunca mais iriam comer galinha. Por fim, o bicho acaba sendo sacrificado, e a palavra do homem não valeu de nada.

Esse livro mostra muito sobre a relação familiar do mundo em geral. Vocês vão gostar!

Até a próxima, futuro acadêmico!

Comentários