Livro: Iracema

Olá, futuro acadêmico! Como andam os estudos? Hoje vamos dar a dica de um livro muito bom e bastante recomendado por professores que estão preparando seus alunos para o vestibular. Mas, antes de qualquer coisa, é preciso saber que a literatura é uma matéria muito importante e com um peso enorme na hora da correção. As obras literárias obrigatórias são diversas, e nós vamos apresentá-las aqui no blog para conhecimento de todos vocês. Boa leitura!

O livro Iracema, do autor José de Alencar, é uma obra muito relevante para as provas tanto do vestibular comum, quanto do ENEM. Ela foi escrita na época do Romantismo, quando o amor era algo inalcançável e, por isso, os homens escreviam poesias lamentando o amor perdido, frustrado ou platônico. Nela, a história se baseia em um homem branco, caçador e bem cavalheiro, que se perdeu dos amigos durante três dias na mata, quando ia caçar. Um dia Iracema, uma índia, muito bela, jovem e virgem, encontra Martim e se assusta com o homem branco, lançando uma flecha no rosto dele. Vendo que o moço não era perigoso, ela pede desculpa e leva o rapaz até sua tribo, que se chamava tabajara.

iracema

Na aldeia, ele é bem acolhido e o tratam muito bem, só que ambos acabam se apaixonando; mas ele não pode se aproximar da índia, por sua virgindade ser consagrada a divindade. Eles acabam não conseguindo manter a distância e optam pela decisão de fugir, com isso surge uma contradição na história. O pajé da tribo, pai de Iracema, e um moço apaixonado pela virgem vão atrás dele para matar Martim.

O final dessa história você só vai saber se ler o livro. Que tal começar a adquirir o hábito da leitura no tempo em que você estiver livre? Pratique! Pois, como dizem… “a leitura engrandece a alma”.

Comentários