Dica de Livro: Primo Basílio

Existem filmes, seriados e até novelas que são inspiradas a partir de obras literárias. É o caso do Primo Basílio, um livro escrito por Eça de Queiroz, que teve como principal movimento da época o realismo.

A história se trata de um jovem casal, Jorge e Luísa, em que ambos estão apaixonados, porém o jovem precisa realizar uma viagem de trabalho. Em sua ausência, a garota recebe a visita de um ex-namorado que, coincidentemente, era seu primo Basílio. O garoto começa a fazer um jogo de sedução para Luísa, resultando em um envolvimento entre ambos.

Sabendo que os vizinhos começariam a notar o flerte, os amantes decidem se encontrar em um quarto nos subúrbios de Lisboa; porém, depois de um tempo, a jovem menina percebe que seu primo já não está mais tão interessado nela, pois começou a tratá-la mal. Com isso, Luísa tem um plano genial e diz a Basílio para ambos fugirem, mas ele não aceita e volta para Paris.

O desfecho dessa história você só vai conhecer lendo, é claro, toda a obra de Eça de Queiroz, que foi considerado um dos grandes nomes da literatura portuguesa. Seu trabalho, traduzido em palavras e boas histórias, é capaz de prender o leitor por conta de todo o suspense e drama contidos na maioria delas.

Outras características comuns e relevantes em seus romances é a abordagem de temas cotidianos, descrição de locais e comportamento de pessoas, pessimismo, ironia e humor.

Boa leitura pra você!

Comentários