Como conciliar emprego e estudos? Saiba como é possível neste artigo!

Existem benefícios que só o ensino superior oferece, porém, às vezes, torna-se difícil conciliar emprego com os estudos, não é mesmo? Então, como solucionar essa questão? Há uma fórmula mágica para isso?

Não precisa se desesperar ou achar que só você não terá a oportunidade de ter uma graduação, ou pós, no currículo. Isso porque, com organização e força de vontade, é possível encontrar soluções capazes de mudar a sua forma de pensar a respeito do assunto.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas especiais para facilitar seus planos e fazer com que a mescla entre trabalho e estudo tenha muito sucesso. Confira!

Avalie como está sua rotina

Antes de tomar qualquer decisão, observe como está sua rotina e o que é possível adaptar nela para conciliar emprego e estudos sem quaisquer problemas futuros. Essa autoanálise permite a você perceber se está se sobrecarregando ou não, a fim de alcançar o equilíbrio de suas ações e manter a saúde mental em dia.

Nesse planejamento, ressaltamos a importância de escolher um curso que tem a ver com você, pois isso facilita muito na hora de assimilar melhor as matérias. Coloque metas ligadas com o plano de carreira desejada, tais como o ingresso em uma pós-graduação, a participação de processos seletivos internos, o aprimoramento das competências e assim por diante.

Estabeleça suas prioridades

Em hipótese alguma tente abraçar várias demandas das quais você sabe que a possibilidade de não dar conta seja alta, afinal, isso pode prejudicar sua rotina e, dependendo da situação, até manchar sua imagem na empresa. Aprenda a definir prioridades em sua vida, pois, quando não somos específicos, qualquer caminho serve e isso pode ser perigoso em longo prazo.

Se você quer avançar profissionalmente, de fato, a saída é organizar muito bem seu cotidiano e separar aquilo que não o faz evoluir. É essencial saber dizer “não” para muitos convites desnecessários e entender a relevância do estudo para sua carreira. Essa é uma oportunidade de ouro para conseguir subir de nível na profissão.

Faça um cronograma de tarefas

Todo planejamento precisa dispor de uma agenda bem delimitada, assim, nem o trabalho nem o aprendizado saem prejudicados. Se você pensa em montar um cronograma de estudos infalível, lembre-se de que é necessário ponderar a carga horária destinada a cada atividade, além de estabelecer prazos e cumpri-los rigorosamente.

Para facilitar esse processo, você pode usufruir de todas as vantagens oferecidas pela tecnologia hoje em dia, de maneira que seja possível desenhar um plano de tarefas eficiente. Utilize aplicativos, extensões de navegador ou planilhas para gerir o seu tempo da melhor maneira possível, separando o momento de trabalhar e o de estudar.

Aprenda a estudar em grupo

Se você tem a leve sensação de que as demandas no trabalho não param de surgir e as atividades na graduação, por exemplo, estão muito puxadas para a sua rotina, por que não delegar tarefas para os membros do seu grupo? Embora o trabalho em equipe possa trazer alguns conflitos de opinião, fazer essas junções de ideias se torna algo benéfico em diversas situações.

Não tenha receio de pedir ajuda para os seus colegas. Ninguém é o super-homem que possa aguentar o peso todo nas costas, por isso agir com sinceridade e admitir suas dificuldades enobrece a vida. Caso ainda não esteja na graduação, forme um grupo de estudo para o vestibular. Dessa forma, um pode tirar as dúvidas do outro.

Considere o estudo a distância

Se a sua rotina está abarrotada e a possibilidade de disponibilizar um tempo para se locomover da sua residência até a universidade parece loucura, a tendência é optar pelo curso EAD, pois esta é a chance de focar nos estudos fora do seu horário de trabalho. Para quem tem um emprego fixo e costuma se dedicar quase que integralmente no dia, é difícil frequentar a instituição presencialmente, por isso o ensino a distância é atrativo.

Tendo todo o material disponível para acompanhar em um gestor de aulas, fica mais simples de organizar suas tarefas durante a semana, sempre considerando a necessidade de uma boa noite de sono para repor as energias. Claro que você deve ter disciplina, interesse e dedicação; caso contrário, as tarefas podem se acumular e, com isso, atrapalhar o seu desempenho profissional.

Aproveite o conhecimento adquirido

Imagine optar por um curso de Administração e trabalhar em uma das suas áreas de atuação. Será que o aprendizado obtido nas aulas seria útil no dia a dia da empresa? Se você pensou “sim”, então está no caminho correto, porque essa é uma estratégia fundamental para gerir bons resultados em curto, médio e longo prazo.

Colocar em prática o conteúdo aprendido é uma das melhores formas de testar a assimilação do conteúdo em sua plenitude, além de potencializar seus conhecimentos, habilidades e atitudes. Ter proatividade em torno do trabalho é algo muito bem-visto pelos gestores e mostra que você é uma pessoa dedicada, participativa e inteligente.

Preserve seus momentos de lazer

Da mesma forma que é preciso estabelecer suas prioridades para não “abraçar o mundo”, lembre-se: a vida não se resume apenas em trabalho e estudo — o lado pessoal também merece cuidado. Por mais que tenha seus objetivos, queira crescer na carreira e subir novos degraus a cada dia, nada disso será possível sem estabilidade emocional.

Cuidar da sua vida particular é parte essencial porque isso minimiza boa parte das suas preocupações, tendo em vista que traz ânimo para lidar com os problemas de forma simples. Por isso, aproveite para sair com os amigos, curta suas férias, conheça destinos incríveis e esteja perto de quem agrega valor em sua vida de alguma maneira.

Para concluirmos, fica como dica bônus na hora de conciliar emprego com o estudo, a alternativa dos estágios remunerados, que são bem vantajosos para preparar o universitário em sua rotina no mercado de trabalho. A UCDB, por exemplo, conta com uma área especializada em estágio remunerado que aproxima os acadêmicos do mercado.

Caso tenha gostado deste artigo e queira acompanhar outros assuntos de produtividade aqui no blog, aproveite e veja agora como elaborar uma rotina de estudos eficiente!

A Universidade Católica Dom Bosco oferece cursos de pós-graduação presenciais e a distância. Conheça as possibilidades e vem se UCDB!

Comentários