Uma empresa só convida para entrevistas de emprego candidatos que já passaram em uma peneira prévia, após análise de currículos entre outros fatores. Mas nada de achar que o jogo já está vencido. O candidato deve se preparar ainda mais para a entrevista.
A coordenadora de desenvolvimento institucional da UCDB, Ana Carolina Perroni, explicou que a entrevista de emprego geralmente é a última etapa do processo seletivo. “O candidato tem que estar atento desde o primeiro momento. Tem que ser pontual e sincero. Não adianta demonstrar ser aquilo que ele não é”, explica. “Procure conhecer a empresa antes e se preparar para perguntas como: ‘quais são seus pontos fortes e fracos’, porque demonstra autoconhecimento”.
A pedido do blog Futuro Acadêmico, listamos abaixo algumas dicas dadas por Ana Carolina e também pela psicóloga especialista em gestão de pessoas e saúde do trabalhador, Carolina Pardo Moura Campos Pereira Souza, coordenadora de RH do Águas Guariroba. “O candidato está vendendo o seu trabalho. Ele tem que demonstrar o que é capaz de fazer”, diz Carolina Pardo.
1) Fale a verdade
Para evitar gafes com o recrutador, é essencial que o candidato fale a verdade. Não adianta dizer que sabe fazer alguma se não sabe. Algumas empresas checam tudo que o candidato falou. Algumas delas, inclusive, ligam para o emprego anterior em busca de referências profissionais. Falar a verdade evita que o candidato se contradiga durante a entrevista.
2) Mantenha a calma
Fique calmo. Respire. Evite o nervosismo. Se o entrevistador perguntar algo que você não saiba fazer, seja sincero e diga que ainda não possui experiência naquela área, mas que já evoluiu em outras. Tente ser positivo. A sinceridade é sempre a melhor opção.
3) Saiba se comportar
Evite roupas chamativas. Antes de se vestir, pense na imagem que você quer passar para o entrevistador. Para os homens: não vá de bermuda e chinelo. Para as mulheres: não vá de shortinho e top. Nada de bonés ou fones de ouvido. Evite movimentos bruscos, não grite, não fale palavrão, não use gírias, não bata na mesa, não masque chiclete ou fumo.
4) Não use o celular
Desligue o celular. O momento da entrevista vai definir seu futuro profissional. Não há nada mais desagradável do que ficar olhando o celular durante a entrevista. Olhe nos olhos do recrutador. Demonstre interesse e respeito.
5) Faça o dever de casa
Se você quer trabalhar em uma empresa, procure saber tudo sobre ela. Provavelmente o recrutador vai perguntar por que você quer trabalhar lá. A sua resposta pode definir o resultado da entrevista. Não existe resposta certa para essa questão, porém quanto mais você souber sobre a empresa, melhor poderá responder à pergunta.
6) Tire suas dúvidas
Perguntas são bem vindas. A entrevista é uma via de mão dupla. Você também pode perguntar para o recrutador. Dessa forma, você demonstra interesse na vaga e no emprego. Pergunte sobre a vaga e sobre a empresa. Evite perguntas cujas respostas sejam óbvias ou a que se possa responder em uma rápida busca na internet.