Como se preparar para uma entrevista de emprego

Uma empresa só convida para entrevistas de emprego candidatos que já passaram em uma peneira prévia, após análise de currículos entre outros fatores. Mas nada de achar que o jogo já está vencido. O candidato deve se preparar ainda mais para a entrevista.

A coordenadora de desenvolvimento institucional da UCDB, Ana Carolina Perroni, explicou que a entrevista de emprego geralmente é a última etapa do processo seletivo. “O candidato tem que estar atento desde o primeiro momento. Tem que ser pontual e sincero. Não adianta demonstrar ser aquilo que ele não é”, explica. “Procure conhecer a empresa antes e se preparar para perguntas como: ‘quais são seus pontos fortes e fracos’, porque demonstra autoconhecimento”.

A pedido do blog Futuro Acadêmico, listamos abaixo algumas dicas dadas por Ana Carolina e também pela psicóloga especialista em gestão de pessoas e saúde do trabalhador, Carolina Pardo Moura Campos Pereira Souza, coordenadora de RH do Águas Guariroba. “O candidato está vendendo o seu trabalho. Ele tem que demonstrar o que é capaz de fazer”, diz Carolina Pardo.

1) Fale a verdade

Para evitar gafes com o recrutador, é essencial que o candidato fale a verdade. Não adianta dizer que sabe fazer alguma se não sabe. Algumas empresas checam tudo que o candidato falou. Algumas delas, inclusive, ligam para o emprego anterior em busca de referências profissionais. Falar a verdade evita que o candidato se contradiga durante a entrevista.

2) Mantenha a calma

Fique calmo. Respire. Evite o nervosismo. Se o entrevistador perguntar algo que você não saiba fazer, seja sincero e diga que ainda não possui experiência naquela área, mas que já evoluiu em outras. Tente ser positivo. A sinceridade é sempre a melhor opção.

3) Saiba se comportar

Evite roupas chamativas. Antes de se vestir, pense na imagem que você quer passar para o entrevistador. Para os homens: não vá de bermuda e chinelo. Para as mulheres: não vá de shortinho e top. Nada de bonés ou fones de ouvido. Evite movimentos bruscos, não grite, não fale palavrão, não use gírias, não bata na mesa, não masque chiclete ou fumo.

4) Não use o celular

Desligue o celular. O momento da entrevista vai definir seu futuro profissional. Não há nada mais desagradável do que ficar olhando o celular durante a entrevista. Olhe nos olhos do recrutador. Demonstre interesse e respeito.

5) Faça o dever de casa

Se você quer trabalhar em uma empresa, procure saber tudo sobre ela. Provavelmente o recrutador vai perguntar por que você quer trabalhar lá. A sua resposta pode definir o resultado da entrevista. Não existe resposta certa para essa questão, porém quanto mais você souber sobre a empresa, melhor poderá responder à pergunta.

6) Tire suas dúvidas

Perguntas são bem vindas. A entrevista é uma via de mão dupla. Você também pode perguntar para o recrutador. Dessa forma, você demonstra interesse na vaga e no emprego. Pergunte sobre a vaga e sobre a empresa. Evite perguntas cujas respostas sejam óbvias ou a que se possa responder em uma rápida busca na internet.

Comentários