6 séries para quem ama Psicologia

Caetano Veloso afirmou, certa vez, que visto de perto ninguém é normal. Na TV e nos cinemas, essa máxima é apresentada em diversos personagens como Dexter, Norman Bates ou no médico Cal Lightman.

As séries de TV nos divertem apresentando personagens com comportamentos que parecem absurdos, porém muitos elementos expostos ali existem de verdade. E o profissional responsável por analisá-los é o Psicólogo.

Se você se interessa pelos temas e tem interesse em estudar a mente e o comportamento humano, o curso de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) forma todos os anos profissionais capacitados para atuar de forma completa na análise comportamental de diversos pacientes, observando seus aspectos biológicos, afetivos, cognitivos e sociais.

Todo mundo ama passar uma tarde preguiçosa no sofá vendo TV. E se você também ama a Psicologia, aproveite a lista de séries que sugerimos abaixo:

  • Dexter

Dexter Morgan é um assassino em série que trabalha com investigação forense de Miami. Como especialista em investigação de crimes, mata criminosos que a polícia não consegue levar à justiça e usa suas técnicas para nunca ser descoberto.

  • Bates Motel

A série retrata a vida do psicopata Norman Bates antes dos acontecimentos do filme “Psicose” (1960), de Alfred Hitchcok. Ambientada logo após a morte do marido de Norma, quando ela adquire o famoso motel. No enredo, Norman tem apenas 17 anos e apresenta uma relação complexa com sua mãe.

  • Lie to Me

O Dr. Cal Lightman, auxiliado por sua parceira Dra. Frillian Foster, é encarregado pelo FBI de detectar fraudes observando apenas a linguagem corporal e microexpressões faciais. Ou seja, ele é capaz de descobrir se as pessoas estão mentindo ou não. O personagem é inspirado em Paul Ekman, psicólogo e expert em linguagem corporal. No final de cada episódio, a série conta como Cal conseguiu descobrir se uma pessoa estava mentindo – ou não.

  • Criminal Minds

A série Criminal Minds conta a história de uma Unidade de Análise Comportamental que investiga criminosos por seu Modus Operandi e antecipa seus movimentos. Ao contrário de outras séries sobre investigação, nesta eles focam mais no comportamento do criminoso do que no crime em si.

  • Psi

Esta série brasileira conta a história do psicólogo, psicanalista e psiquiatra Carlo Antonini, baseado nos livros de Contardo Calligaris. Ambientado em São Paulo, Carlo investiga crimes complexos e mantém amizade com sua vizinha Valentina e o coveiro Severino.

  • Sessão de Terapia

Mais uma série brasileira que mostra o dia a dia dos psicólogos. Ela conta a história do psicoterapeuta Theo Cecatto e de seus pacientes. A cada dia da semana, ele atende uma pessoa diferente, cada uma com um problema distinto. Paralelamente, ele vê sua vida pessoal desmoronar à medida em que seus pacientes são analisados. A série é dirigida por Selton Mello.

Tem mais alguma sugestão de série com o tema? Deixe nos comentários!

Comentários