5 Dicas de estudo para se dar bem no vestibular

Sim, nós sabemos, quando chega o Enem e o vestibular, vários sites buscam dar pitacos para os estudantes sobre o que fazer e o que não fazer quando chega o momento da prova.

É por isso que resolvemos sair um pouco do lugar comum e dar dicas que realmente possam ajudar a melhorar seu desempenho nas provas e sua clareza de pensamento, com hábitos inteligentes que podem ser usados em todos os processos de sua vida.

É isso mesmo. Não estamos falando apenas do vestibular. Seguindo essas dicas você ganha qualidade de vida e melhora a capacidade cognitiva para aprimorar seu desempenho e se dar bem também nas provas da faculdade, em entrevistas de emprego, concursos e, o mais importante, em seu cotidiano.

Então, vamos a elas!

5 dicas de estudo para o vestibular

1 – Interpretação de texto é mais importante do que você imagina

Atente-se a um fato importante: a maioria das pessoas não leem. E quando fazem a leitura, raramente têm o cuidado de interpretar bem os textos. Isso faz com que nossa primeira dica, que inicialmente pode parecer banal, se transforme em um enorme aliado para você. Estude interpretação de texto, faça exercícios sobre diversas áreas e, se possível, em diferentes idiomas. Com uma boa interpretação do que está escrito, a resposta chega a você de um jeito mais fácil e menos estressante e dá mais fôlego para os desafios seguintes.

2 – Desafie a si mesmo. Busque exercícios que têm mais dificuldade

Quando a gente faz a mesma coisa por muito tempo, é inevitável que a acomodação apareça. Com os estudos não é diferente. Quando a rotina está mais pesada, acabamos indo para as matérias a que estamos mais habituados e nos damos melhor.

O recado para quem faz isso é simples e objetivo: PARE!

Se nos seus estudos você não se desafiar, não estará preparado para os desafios propostos pelo vestibular. Isso significa sair da sua zona de conforto, se prefere humanas, faça desafios de exercícios de exatas, se é de exatas, mergulhe fundo em matérias como história e português.

Fugir do lugar comum nos estudos prepara você para exercícios e análises em que geralmente teve dificuldade, afinal, estar pronto para as adversidades é o que vai diferenciar você dos demais na hora da prova.

3 – Madrugar estudando: uma péssima ideia. Organize-se!

Lembra que falaram pra você o clássico: “antes do vestibular você vai ficar várias noites sem dormir?” Este é outro erro que não pode ser cometido. O dia tem 24 horas, se você organizar sua agenda, consegue estabelecer boas rotinas de estudo de uma a duas horas por matéria, sem precisar varar a noite. Até porque, à noite, geralmente estamos cansados, e a capacidade cognitiva diminui, logo, você aprende menos.

Se você aprende menos de madrugada, porque vai manter esse hábito? Aprenda uma verdade que pode ajudar você em vários momentos da vida: uma boa noite de sono pode fazer milagres com o seu cérebro.

4 – Corpo são, mente sã

Quer se dar bem no vestibular? Então saia da cadeira e vá fazer exercícios físicos! Neurologistas descobriram que os exercícios fazem o seu cérebro funcionar melhor e ficar mais preparado para armazenar informações.

Para isso, atividades aeróbicas como corrida, caminhada, natação e bicicleta são as mais recomendadas. Elas vão fazer com que os seus neurônios se tornem capazes de fazer mais conexões. Isso acontece especialmente na área responsável pelo seu aprendizado e memória, ou seja, exercícios são o caminho para você melhorar seu desempenho nos estudos.

E não é preciso se tornar um atleta profissional. Rotinas de 30 minutos diários de exercícios vão ajudar você a chegar ainda mais longe no vestibular.

5 – Nervosismo: seu maior inimigo na hora da prova

Esqueça aquele papo de que as outras pessoas que estão fazendo a prova são seus maiores inimigos. Seu maior inimigo é a sua cabeça.

O nervosismo ao fazer a prova é seu maior adversário na hora do vestibular. Quando estamos nervosos, raramente tomamos boas decisões. Por isso, se prepare, tenha em mente que provavelmente, mesmo com uma boa rotina de estudos, você não terá todas as respostas, e isto não é um problema.

Tenha convicção de sua capacidade e da rotina de estudos que fez, só assim você terá calma para fazer a prova e tomar melhores decisões.

Não adianta estudar mais do que os outros e perder a calma no primeiro exercício que aparecer. Leia atentamente as questões e faça a prova com calma. Você vai se surpreender com os resultados!

Lembre-se de que o vestibular é apenas uma etapa do início de uma nova vida após o período escolar. Escolha com cautela o curso e a universidade que deseja.

A UCDB alia tradição de ensino com conhecimento e preparo para o mercado de trabalho. Conheça mais sobre o nosso vestibular e venha se inspirar com a gente!

Comentários