5 Dicas que ninguém lhe contou para escrever uma redação

Temida por uns, esquecida por outros, a redação pode ser a heroína ou vilã da sua prova de vestibular. É através dela que os avaliadores analisam competências de gramática, poder de argumentação e até mesmo o nível cultural do candidato.

Isso significa que a redação é uma oportunidade de ouro para se destacar e conquistar pontos preciosos que podem garantir a tão sonhada vaga para a universidade.

Para ajudar a você nessa tarefa, selecionamos dicas importantes e fora do senso comum. Tudo para você fazer a diferença na hora de escrever a sua redação.

1 – Antes de escrever, tem que ler. E muito!

Vamos começar do básico. Se você quer escrever bem, tem que deixar de preguiça e ler muito! E não estamos falando das leituras obrigatórias para as aulas ou vestibular. Leia livros fora da lista, notícias, colunas, editoriais de jornal, todo tipo de conteúdo que pode enriquecer a alguém culturalmente. Para isso, é fundamental ler artigos e opiniões diferentes das suas, afinal são elas que tiram você do senso comum, dando alternativas de argumentação e naturalidade para debater temas distantes da sua realidade.

2 – Planejamento é fundamental: pense na estrutura do conteúdo

De que adianta ter boas ideias e argumentos se você não consegue organizá-los em uma redação? Por isso, quando você receber o tema da redação, não pegue a caneta e saia escrevendo. Lembre-se de que pensar vem antes de escrever! Faça uma listinha de suas ideias; pense no formato do texto que vai escrever, em como distribuir suas ideias e argumentos para produzir um texto coeso, que realmente passe para o leitor a sua linha de pensamento.

3 – Pratique!

Outra dica que parece banal, mas muitos se esquecem. Para ser bom na redação, você precisa praticar! Desafie-se algumas vezes por semana a escrever redações, proponha temas diferentes, dos mais simples aos mais polêmicos, e saia da zona de conforto. Argumentar e debater temas com os quais você não está acostumado vai prepará-lo para fazer do ato de escrever algo corriqueiro em sua vida e para lidar com situações inesperadas. Assim você se adapta aos mais diferentes tipos de temas e situações que podem aparecer na prova.

4 – Cultura não é só leitura!

Tá querendo escrever bem? Vá conhecer o mundo! Cultura não é só leitura. Cinema, teatro, exposições e até mesmo rodas de conversas com os seus amigos são importantes aliados para uma ótima redação. Experiências também lhe dão boas referências e um entendimento mais claro de como expor as suas ideias para os outros. Se você consegue fazer isso no seu dia a dia, transferir para o papel na redação será uma tarefa bem mais fácil!

5 – Sem clichês. Você é melhor que isso!

“Nos dias de hoje”, “Atualmente”, “É muito comum que”…Se você está começando as redações assim, pare! Você é melhor do que isso! Evite clichês para começar seus textos. Vá direto ao ponto, aproveite o espaço da redação para escrever o que realmente importa, fugindo do senso comum e proporcionando ao avaliador a oportunidade de conhecer a sua verdadeira capacidade, sem maquiagens!

Não se esqueça de ficar sempre tranquilo na hora de escrever. Com os estudos em dia e a preparação certa, o caminho para uma excelente redação é bem mais simples do que parece.

Preparado para a redação? Agora só falta escolher o curso e a universidade certa para você.

A UCDB alia tradição de ensino com conhecimento e preparo para o mercado de trabalho. Conheça mais sobre os nossos processos seletivos e venha se inspirar com a gente!

Comentários